COMO SABER O QUANTO DE DINHEIRO SUA EMPRESA DESPERDIÇA COM ENERGIA ELÉTRICA?

Como aumentar a eficiência energética da sua empresa? A Helexia tem a solução!

Brasil ocupa 22º lugar no ranking mundial de eficiência energética. Fonte: Freepik

Imagine que você mora há anos no mesmo local. Quando você começou a morar nessa casa sua conta de energia elétrica era de um valor X. Então, os anos foram passando e sua conta foi aumentando gradativamente. Até que em 2022 ela chegou na média de R$ 400,00 reais por mês. Na prática, você acaba se acostumando com aquela ordem de grandeza e entende que essa é sua referência.

Porém, um dia no elevador, conversando com seu vizinho que tem uma casa semelhante e família de mesma proporção, ele revela que paga apenas R$200,00. Você fica surpreso com essa informação, afinal, o que está fazendo de errado? Onde está essa diferença? O que fazer para corrigir?

Essa história aconteceu comigo! Porém eu era o que consumia menos! O legal foi que consegui ajudar meu vizinho a identificar os pontos de melhoria: iluminação inadequada e esquecida ligada, eletrodomésticos antigos, alta utilização de equipamentos que utilizam eletricidade para aquecer.

Quer saber como corrigir o problema e ter mais eficiência energética em sua casa ou empresa? Basta continuar a leitura para descobrir.

Tenha referência e planos de ação para evitar o desperdício de energia elétrica

Da conversa com meu vizinho eu tiro duas conclusões. A primeira é a que ter referência, base de comparação, te ajuda a perceber oportunidades de melhoria. Sem a minha referência talvez meu vizinho ficasse mais alguns meses desperdiçando sem perceber.

A segunda é que esperar a fatura de energia elétrica chegar para notar que está desperdiçando é um método muito inadequado. Você fica atrasado! Seu tempo de resposta é lento.

Agora, trazendo esse exemplo para a área da indústria, varejo e grandes consumidores, as oportunidades são ainda maiores. Existe muita energia e recursos sendo desperdiçados no Brasil.

Em estudo recente divulgado pela American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE) o Brasil segue ocupando as últimas posições no ranking global de eficiência energética. Ou seja, geramos muita energia limpa, mas estamos jogando ela fora.

Como fazer para reduzir? Como identificar o problema?

Para reduzir o consumo de energia elétrica eu sugiro um processo de três etapas básicas: medir, analisar/comparar e otimizar. Tudo isso feito com ajuda de especialistas que conhecem diferentes sistemas, podem realizar as três etapas de ponta a ponta e têm base de informação suficiente para comparar seus dados com sistemas semelhantes. Além disso, eles podem dar insights e lhe mostrar o que fazer e como fazer.

Eu gosto de ressaltar que apenas medir já é melhor que nada. Porém, para um resultado efetivo, é necessário analisar a informação coletada e tomar ações. Até mesmo porque dados sem análise não ajudam em quase nada. E claro, é necessário medir as variáveis certas, os equipamentos certos. Ter mais eficiência energética é uma tarefa complexa.

Concluindo…

Ter um especialista nessas horas é fundamental, pois ele vai te ajudar a projetar a melhor arquitetura de medição, com garantia de que você não vai perder informação nem ter equipamentos que medem intermitentemente (o que é algo muito chato né?).

Com o dado de qualidade sendo registrado é possível fazer uma boa análise. Com uma boa análise podem ser definidas boas ações para economizar energia elétrica. Ações essas que serão mensuradas pelo próprio sistema de medição bem arquitetado que foi projetado. É um ciclo fechado. Você precisa de ajuda para aumentar a eficiência energética da sua empresa? Me chama! A Helexia vai ser sua parceira nessa missão!